sábado, 20 de agosto de 2011

Histórico Missionário

         Desde meados de 1991, constatou-se uma certa urgência de novos caminhos para a  Evangelização na Diocese de Assis. Muitas atividades tem acontecido na caminhada diocesana, mas ainda é preciso descobrir  novos caminhos que  ajudem a anunciar e testemunhar o projeto de Jesus Cristo, tornando-o concreto, visível e permanente. A igreja no Brasil, lançou o Doc. Projeto Nacional de Evangelização  (2004 – 2007).”Queremos Ver Jesus, Caminho Verdade e Vida.”                                                                          
     Os Bispos do estado de São Paulo, elaboraram o “Projeto de Ação Permanente- PAMP” aprovado pela 25º Assembléia da Igrejas Particulares do Regional Sul I –CNBB. Esse documento tem sido um instrumento referencial importante para Missão Permanente. Os anseios da diocese de Assis na Ação Evangelizadora estão em consonância com o PAMP, as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, com o Projeto Nacional de Evangelização “ Queremos Ver Jesus Caminho Verdade e Vida,” o Documento de Aparecida.
    A partir destes projetos e das experiências realizadas, pode-e destacar o Projeto Diocesano “Ministério da Visitação”, que em 1992 deu um grande impulso na dimensão missionária, com  estudo Bíblico, fundamentação pastoral, formação de visitadores para as visitas corpo a corpo. Esse Projeto  tornou-se o fio condutor do  4º Plano de Pastoral. Quantas lideranças foram descobertas!
    Dom Mauricio Grotto de Camargo chegou a diocese no ano de 2000, sempre atento aos apelos da Igreja e em comunhão com as forças vivas da diocese buscava meios para dinamizar a Evangelização. Em 2004 na Assembléia das Igrejas, de 05 a07 de novembro, Pe. Luis Mosconi  apresentou a Experiência de Evangelização voltada para o povo: “Santas Missões Populares” – SMP.  Dom Mauricio retornou para diocese convicto da descoberta de um novo caminho que poderia ser a resposta que se procurava para diocese de Assis.
     Na ultima reunião do colegiado desse mesmo ano Dom Mauricio partilhou a idéia, no primeiro momento apenas como informação. Em 2005 iniciou-se o período de consultas, de mobilização em todas as instâncias:  Clero, Paróquia, Região, Colegiado e Ampliada. Após consulta e aval de uma grande maioria, foi convidado o Pe. Luis Mosconi para que viesse à Diocese,  para  partilhar  suas experiências, método e objetivo das Santas Missões Populares.
          O encontro com o Pe. Luis Mosconi, de 26 a 28 de maio de 2006, contou com um número expressivo de participantes entre clero,diáconos,seminaristas, religiosas  e várias lideranças leigas,  um momento de Graça para a diocese. Diante dessa motivação, iniciou-se a segunda etapa de consulta, mobilização e sensibilização.   
          Dia 04 de julho de 2006, o bispo diocesano Dom Mauricio Grotto de Camargo, em comunhão com o colegiado de pastoral da diocese, enviou uma circular a  todas as paróquias como incentivo suscitando a participação em todos os níveis. Na mesma dizia “Diocese de Assis Tua Vida é Missão “Não devemos ter medo de arregaçar as mangas e partir para a missão! Vale a pena fazer esta experiência. “Eu estarei convosco até o fim dos tempos” (Mt.28,20)
          O processo de preparação desenvolveu-se nos seguintes passos:
           
1º Passo - Na paróquia
Þ   Objetivo: Preparar e organizar a divulgação sobre Santas Missões Populares;
Þ  Prazo: logo no inicio do mês de agosto de 2006,começar pelo  estudo sobre o livro do Pe. Luis Mosconi; até o final de setembro realizar assembléia paroquial, para troca de experiências entre os grupos e escolher algumas pessoas para participarem da assembléia regional e diocesana.

2º Passo – Na Região de Pastoral

Þ          Realizar a Assembléia regional
Þ          Prazo: até o final de outubro,
Þ          Objetivo: troca de experiências entre as paróquias e avaliação dos estudos em preparação para a Assembléia Diocesana.

              3º Passo - Em nível Diocesano:
Þ   Dia 12 de novembro Assembléia Diocesana;
Þ  Objetivo: Proporcionar momento de partilha das Regiões, já com propostas de como e quando dar inicio às SMP.
As apresentações das regiões surpreenderam a todos com as conclusões e iniciativas.
A seguir foi possível formar a Equipe Diocesana constituída por: três representantes por Região, (um padre uma religiosa e um leigo) e três representantes do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano). Tendo a diocese quatro  regiões a Equipe foi constituída por quinze membros.
 Em seguida definiu-se o Tema: “Santas Missões Populares” e o Lema “Deus Caminha com o Povo e para o Povo.” Pensou-se também no hino missionário e credo missionário.
           Encerrou-se a Assembléia, com a convicção de que nesse momento o que Jesus pede é que sejamos Discípulos Missionários, continuadores de seu Projeto, tendo como experiência concreta as SMP. É preciso colocar-se  a caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário